Com o objetivo de dar conhecimento geral à população sobre as atividades e proporcionar eventual busca de dados ou troca de informações entre Juízes e Juízas interessadas em implementar ações semelhantes em suas unidades, a 2ª Vice-Presidência aqui divulga as iniciativas de Justiça Restaurativa realizadas no âmbito deste Tribunal de Justiça:

PROJETO COMARCA/JUÍZO PÚBLICO ALVO/OBJETIVO
Círculos de Construção de Paz Barracão A Justiça Restaurativa está sendo aplicada nos processos das Varas de Infância e Juventude, Família e Vara Criminal, sendo encaminhadas por determinação do Magistrado, razão pela qual não contamos com plano de aplicação.
CEJUSC Presente Cambé Foi idealizado em razão da realidade encontrada no bairro Campo Verdes, região jurisdicionada pela comarca de Cambé/PR, que conta com aproximadamente 500 famílias em extrema vulnerabilidade, são indivíduos que não tem condições financeiras para adquirir alimentação adequada, quanto mais para se deslocarem e virem até o Fórum ou a Secretaria de atendimento do CEJUSC para buscar um acordo, diante de um litígio que os afligem, são considerados excluídos e separados das demais comunidades.
Projeto Re-Vincular Cambé Consiste em ofertar Círculos de Construção de Paz voltados a população que apresente uso abusivo de lícitos ou ilícitos e possuam processo ativo nas Varas pertencentes ao Fórum Estadual de Cambé
Projeto Reparação Cambé Tem o intuito de ser mais uma alternativa penal presente no Juizado Especial Criminal (JECRIM)
IPTA e REVIVER Campo Largo Vítimas de violência doméstica, buscando dar atenção às necessidades de acolhimento, segurança, empoderamento, suporte psicológico, reparação dos danos, conscientização sobre violência doméstica, acesso a assistência jurídica e social, bem como reconstrução das relações saudáveis.Ainda, o projeto atenderá os agressores, buscando conscientizá-los sobre os danos causados pela conduta, responsabilizá-los por esses danos, auxiliar na mudança de comportamento, dar o suporte psicológico, reintegrá-los socialmente e reconstruir as relações quando apropriado e desejado pela vítima.
Justiça Restaurativa de Mãos Dadas com a Escola: Além da Aparência Cascavel O projeto em tela foi inaugurado a partir da solicitação  de um membro da comunidade escolar, alarmada ante o elevado número de casos de alunos se automutilando e com ideação suicida 
Círculo Restaurativo, Empatia e Relacionamento Cascavel Agressão física entre alunos no ambiente escolar/ fortalecimento de vínculos entre auxiliares terceirizadas.
Semeando Paz nas escolas Cascavel Para além dos casos especificados nos processos envolvendo  práticas de atos infracionais, observou-se a necessidade de trabalhar questões relacionadas ao aperfeiçoamento dos relacionamentos dentro do âmbito escolar, bem como à responsabilização pelas condutas praticadas dentro e fora da escola.
Justiça Restaurativa no Âmbito Criminal/Infracional Cascavel Realização de círculos conflitivos relacionados a práticas de crimes e atos infracionais, encaminhados, respectivamente, pelos Juizados Especiais Criminais e pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Cascavel.
Justiça Restaurativa no Âmbito Cível Cascavel Realização de círculos conflitivos relacionados a demandas das Varas Cíveis e de Família.
Cuidando de Quem Cuida Cascavel Foram realizados diversos Círculos de Relacionamento virtuais,  mensalmente, um no turno matutino e outro no turno vespertino, sempre na última semana de cada mês, no período de isolamento social durante os meses de pandemia, como Círculo de Autocuidado
Justiça Restaurativa e as Duas Faces da Moeda Cascavel Foram realizados Círculos de Relacionamento Saudável, com o intuito de promover a conscientização quanto às ações praticadas no meio intrafamiliar, em situações envolvendo supostas práticas delitivas no âmbito da violência doméstica. Foram realizados, separadamente, 3 (três) círculos com grupo de homens e outros 3 (três) com grupo de mulheres, fechando-se os trabalhos com um grupo único, com a participação dos dois gêneros. Os círculos foram realizados no final do ano de 2020. 
Transformação Cianorte Meio alternativo à prestação de serviços à comunidade ou prestação pecuniária.
Convivências Cianorte As práticas desenvolvidas pelo projeto podem ser aplicadas a diversos públicos, tais como: vítima e ofensor, conflito envolvendo vizinhança, família, adolescentes em conflito com a lei, dentre outros. 
Além da Força Cianorte Consiste na orientação jurídica por advogada, na sede Delegacia da Mulher, quando da busca do auxílio junto à autoridade policial, bem como a promoção de treinos de defesa pessoal, através da arte marcial Jiu-Jitsu, à mulheres envolvidas em conflitos ou vítimas de crimes, com foco às em situação de violência doméstica e familiar
Nova Era Cianorte Em parceria com a Associação de Práticas de Valores Humanos - Tacurando, tendo como objetivo aplicação de medidas e/ou penas restritivas no âmbito penal, seja Juizado Especial Criminal, Vara Criminal e Execução de Pena, visando a aplicação de atividades pautadas na cultura de paz.
Entrelaços Cianorte A Central de Medidas Socialmente Úteis (CEMSU) de Cianorte/PR iniciou em março de 2023 o projeto "Entrelaços", que tem como
 público-alvo mulheres em situação de violência doméstica e familiar, visando o acolhimento, a identificação das necessidades e o fortalecimento das atendidas.O projeto tem como objetivo possibilitar a construção de uma cultura de paz e diálogo, promovendo autonomia, emancipação das mulheres e fortalecimento, por meio das práticas restaurativas, círculos de construção da paz e acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica. 
O "Olhar que Salva" Congonhinhas Ofensores em violência doméstica. Implementar e acompanhar o desenvolvimento do
projeto 'O olhar que salva', voltado à formação de grupo de trabalho e atuação da rede de proteção para combate e prevenção de casos de violência doméstica na Comarca de Congonhinhas.
Em frente o espelho Coronel Vivida O projeto é executado por meio de encontros semanais, com a realização de círculos de construção de paz, visando a reflexão sobre temas relacionados a violência doméstica, tendo como público principal os “agressores”
Novas Pontes Curitiba - Boqueirão  Pessoas em conflito com o uso e/ou abuso de substâncias lícitas e ilícitas
Círculos de Construção de Paz Curitiba - Boqueirão  Partes de processo ou público atendido no Fórum
Projeto Lugar do Outro Curitiba - Boqueirão  Ambito escolar - uso e abuso de substâncias lícitas e/ou ilícitas e de saúde mental em relação aos jovens
Oficina para Pais e Filhos  Foz do Iguaçu Pais e filhos em processo de divórcio
Justiça Restaurativa nas Escolas Foz do Iguaçu Concebido em razão do convênio deste CEJUSC com as instituições de ensino Universidade de Integração Latino Americana (UNILA) e Centro Universitário União das Américas (UNIAMÉRICA), se dá através de projetos de extensão desenvolvidos pelas universidades. Pretende o aprimoramento da rede de proteção e implantação do Projeto Pacificar é Divino. O objetivo específico é a profilaxia dos problemas de relacionamento escolares e na vida extramuros. 
Florescer: Jornada de Justiça Restaurativa e Regenerativa Foz do Iguaçu Desenvolvimento de mulheres em condição de privação de liberdade, com enfoque na autognose, propiciando condições necessárias para a efetiva reinserção comunitária. 
 Justiça Restaurativa no âmbito do cumprimento de penas na Comarca
de Francisco Beltrão
Francisco Beltrão Familiares de detentos da Penitenciária Estadual e aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Ressignificar Francisco Beltrão Orientar as pessoas privadas de liberdade reclusas na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, através da metodologia circular de justiça restaurativa, preparando-as para a progressão ao regime de semiliberdade, trabalhando a construção de valores e a autorresponsabilidade  frente ao cumprimento da pena, aprimorando as boas práticas no tratamento penal. As instituições cooperadas, alinhadas as recomendações do Conselho Nacional de Justiça quanto as políticas de atenção aos egressos, auxiliam na apresentação da rede de assistência, oferecendo os serviços especializados a partir do acolhimento das pessoas privadas de liberdade e seus familiares, permitindo-lhes encontrar apoio para a retomada do convívio em liberdade civil, à exemplo da oferta de vagas de emprego e tratamento contra drogadição.
Recomeçar Guarapuava Homens ofensores dos casos de violência doméstica. Possibilitar, de forma ampla, a construção de uma cultura de  paz social, por meio de métodos consensuais de solução de conflitos e Justiça Restaurativa e prestar adequado e efetivo atendimento àquelas pessoas envolvidas nos crimes relacionados à violência domésticas e familiar, a fim de proporcionar debates acerca da temática de gênero e criminalidade numa perspectiva de não-violência, objetivando-se a prevenção da reincidência e a tomada de consciência acerca dos motivos socioculturais que permeiam tais práticas delitivas.
Programa cuidado à Mulher, Programa A-COR-DAR e Grupo Reflexão, Educação e Responsabilização Imbituva Vítimas e ofensores em violência doméstica
Círculos de Relacionamento - CENSE Laranjeiras do Sul  Adolescentes internados
Círculos de Relacionamento - SOS Laranjeiras do Sul  Crianças e Adolescentes acolhidos e cuidadores
Círculos de Relacionamento  Laranjeiras do Sul  Servidores do fórum - bimestralmente
Projeto Amanhecer Laranjeiras do Sul  Ofensores de violência doméstica
Projeto Flor de Laranjeira Laranjeiras do Sul  Vítimas de violência doméstica
Projeto Descomplica Londrina Objetiva promover a responsabilização e a reflexão crítica dos (as) adolescentes em conflito com a lei em relação aos atos por eles(as) cometidos, também abordando a reflexão pautada no viés da vítima, bem como nas consequências do ato infracional e, ao fim, busca-se o desenvolvimento de habilidades sociais e o fortalecimento das redes de apoio
Papo de Família Londrina Readaptação da antiga Oficina de Pais, trata-se de programa educacional que visa atenuar os impactos negativos do processo de divórcio e/ou guarda, buscando-se o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes envolvidos, voltando-se à orientação e apoio aos responsáveis, com a pertinente reflexão do papel da pessoa adulta nas relações familiares
Construção de relacionamentos saudáveis  e comunicação não-violenta Londrina Processos de família e da infância. Com roteiro previamente elaborado, os encontros serão desenvolvidos 02 (duas) vezes ao mês, contando com o número máximo de 10 (dez) participantes, com expectativa de até 02 (duas) horas de duração. 
Cuidando de quem precisa Londrina Procedimentos administrativos da 7ª Promotoria de Justiça desta Comarca, especializada na Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, com Deficiência e do Consumidor
Resgatando quem eu sou Londrina Demandas envolvendo adolescentes em conflito com a lei
Corre em família Londrina Visa promover a reflexão e o acolhimento dos familiares/ responsáveis de adolescentes em conflito com a lei ou em situação de vulnerabilidade, fortalecendo os laços familiares, além de proporcionar um espaço seguro e de escuta acolhedora por meio de círculos de diálogo. A metodologia envolve a realização de 03 (três) encontros em formato circular, com duração de 02 (duas) horas cada, coordenados por 02 (dois) facilitadores devidamente capacitados. O número de participantes é variável, sendo possível a participação de até 15 (quinze) pessoas. O primeiro encontro é destinado a participação dos familiares/responsáveis, o segundo ocorre com os(as) adolescentes e o terceiro reúne familiares e adolescentes, seguindo a metodologia dos Círculos de Construção de Paz.
Círculos pós-papo Londrina Coordenado pela equipe da CEMSU de Londrina/PR e aplicado por voluntários, são ofertados círculos de diálogo em continuidade ao Papo de Família, com o objetivo de acolher os participantes deste que apresentem a necessidade de novos encontros para reflexão, trocas, desabafos e aprendizados.Os círculos terão 02 (duas) horas de duração, contando com até 12 participantes, em datas definidas previamente, observada a disponibilidade dos voluntários. Cada encontro possuirá uma temática diferente, como a comunicação não-violenta; autocuidado; autorresponsabilidade; recomeços; construção de relacionamentos saudáveis; parentalidade; luto (perda dos planos de vida); busca pela felicidade (aproveitar o momento presente); interdependência e autonomia.
Projeto Valoriza! Londrina Adolescentes que cometeram algum tipo de violência doméstica e/ou contra mulher encaminhados pelo Ministério Público,  pela Vara de Adolescente em Conflito com a Lei ou que estão  internados em Centros de Socioeducação. Propiciar um ambiente seguro para que os participantes possam expressar seus sentimentos, necessidades, histórias e experiências de vida; Realizar psicoeducação sobre os diferentes tipos de violência e a importância da Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006 (Lei Maria da Penha); Fomentar o desenvolvimento de habilidades sociais e resoluções de conflitos; Enfatizar a importância do fortalecimento das redes de apoio.
Reconstruindo Vivências Mangueirinha Autores de violência doméstica e familiar da Comarca de Mangueirinha. Promover a auto responsabilização dos autores à reflexão sobre temas concernentes a questão da violência em todas as suas formas, das questões de gênero e da qualidade das relações na sociedade.Promover a reflexão dos autores sobre a Lei Maria da Penha e os dogmas oriundos do machismo; Colaborar para a redução e reincidência dos casos de violência contra a mulher.
Práticas Restaurativas Maringá Pessoas presas em flagrante e conduzidas à audiência de custódia, ao obterem liberdade, sejam encaminhadas a práticas restaurativas
Projeto Perspectivas Maringá Prática de justiça restaurativa com adolescentes, em casos oriundos de processos da área infracional da vara da infância e juventude de Maringá, sobretudo os que resultaram em sentença de advertência e cumprimento de medidas socioeducativas diferentes de internamento.
Oficina de CNV Maringá São enviados processos em que a família, ou ex cônjuges precisariam melhorar a comunicação. Em geral são remetidos processos das Varas de Família e Infância e Juventude.
Semeando Maringá Homens autores de violência doméstica encaminhados via audiência
 de custódia. Promover a quebra do círculo de violência e promover a
 auto responsabilização.
Projeto Audiências de Custódia - envolvidos em violência doméstica Maringá  
Projeto Girassol -
Sameando a esperança
Palotina O projeto Girassol sameando a esperança, possui como público
 alvo as vítimas de violência doméstica, e ainda, todas as vítimas de crimes. O objetivo principal no projeto é restaurar os traumas vivenciados
pelas vítimas, ofertando um espaço seguro, onde é possível atender as suas necessidades. Fortalecimento das relações. Validação, em que ela não foi a culpada pelo crime. E Além de tudo fazer com que a vítima possa reconstruir a sua confiança. 
Atendimento humanizado para preenchimento de FNAR
de vítimas de violência doméstica
Paraíso do Norte  
Projeto Sementes Paraíso do Norte Mulheres vítimas de violência doméstica. Fornecer suporte terapêutico através de acolhimento às mulheres que estejam em sofrimento severo e persistente e avaliar a  necessidade de posteriores encaminhamentos.
Grupo Reflexivo - feminino e masculino Paraíso do Norte Vítimas de violência doméstica. Ofensores em medidas protetivas de urgência. Identificar violências sofridas e cometidas, identificar diferenças de gênero, perceber a importância e reconhecimento do diálogo como solução de conflitos.
Projeto Lótus Paranaguá Homens autores de Violência Doméstica na
Comarca. O projeto visa a redução dos estigmas e preconceitos de gênero, a violência propriamente dita e os índices de reincidência de autores de agressão. Utilizando metodologia baseada na Justiça Restaurativa e dinâmicas de grupos, busca-se promover momentos de reflexão e trabalhar com a prevenção da violência doméstica em todas as suas formas.
Projeto Rolê da Paz Paranavaí Instituições na Comarca de Paranavaí, como escolas, empresas, universidades, órgãos estatais, etc.
OBJETIVO GERAL
i. Difundir a Justiça Restaurativa, através de uma de suas ferramentas: Círculos
Reflexivos;
OBJETIVO ESPECÍFICOS
i. Realizar Círculos Reflexivos em diferentes espaços;
ii. Promover sensibilizações quanto à Justiça Restaurativa;
iii. Divulgar a atuação da CEMSU
Programa de Justiça Restaurativa Municipal de Paranavaí Paranavaí Sediar e referenciar a convergência dos recursos humanos, materiais, acadêmicos e das instituições parceiras, bem como para atendimento restaurativo às pessoas em situação de conflito e/ou violência, por meio dos métodos de solução auto compositiva de conflitos, com ênfase nas Práticas Restaurativas.
Viver Bem Com Quem
Te Quer Bem
Paranavaí Autores de Violência Doméstica. Reduzir o número reincidente de agressões Apresentar os diferentes tipos de violência doméstica contra a mulher Expor os danos causados as vítimas da violência
Oportunizar aos agressores a auto responsabilização e a autorreflexão sobre a violência cometida
Projeto Dente de Leão Paranavaí Mulheres vítimas de violência doméstica. Entendimento dos tipos de violência, suporte, empoderamento feminino 
Encontro Restaurativo – Reeditando a Medida
Socioeducativa de Advertência
Pato Branco Adolescentes em conflito com a lei - medida SE advertência
PSC – Profissão, Sociedade e Cidadania Pato Branco Adolescentes em conflito com a lei - medida SE prestação serviços à comunidade
Restaurando Caminhos Pato Branco Adolescentes em conflito com a lei - medida SE em meio aberto com descumprimento reiterado
Práticas Circulares: Um caminho para a cultura restaurativa
no Município de Pato Branco-PR
Pato Branco Abordagem a ser sugerida pelo próprio executivo municipal e junto aos setores por ele escolhidos
Adolescer: Construindo vínculos, restaurando dignidades Pato Branco Pré-adolescentes e adolescentes estudantes do fundamental II e Médio da rede pública e privada
Seguindo em Frente Pato Branco Mulheres que solicitam medida protetiva - casos de
violência doméstica
Juntos para acabar com o trabalho infantil Pinhão Círculos Restaurativos - Protegendo a Infância e Potencializando o Futuro de Crianças e Adolescente
Atitude (2023) e
De frente com o espelho
Pinhão Atitude (Autor de violência contra a mulher encaminhados
pela Vara Criminal de Pinhão/Pr). Projeto de frente com o espelho (Homens autores de violência doméstica e familiar contra mulher). Atitude - Promover responsabilização reflexiva com homens autores de violência e fomentar a construção de uma cultura de paz a partir da justiça restaurativa. Projeto de Frente com o espelho: O objetivo é construir, executar e trabalhar junto aos homens autores de violência doméstica e familiar, um processo participativo a fim de torná-los disseminadores a partir da reflexão, trazendo mudança significativa dos participantes e sociedade local no que tange o desnaturalizar a violência contra mulher.
AdoleSendo Ponta Grossa O projeto tem por escopo a reflexão do "ser adolescente", enquanto ser que não apenas existe no mundo, mas também, de alguma forma constrói "seu mundo", por meio da linguagem e da cultura, em consonância com o momento histórico vigente, bem como os acontecimentos cotidianos, por essa razão, o projeto é voluntário, tendo boa parte de seus encaminhamentos vindos dos CREAS e da VIJ.
Na Medida Que Eu penso Ponta Grossa Assim como o projeto AdoleSendo, este por sua vez, aborda questões relacionadas ao protagonismo do adolescente frente à suas escolhas, tendo a realidade como pano de fundo e gerando, assim, o sentimento de pertencimento do grupo para com a sociedade, para isso usa-se da métodologia filosófica maiêutica. Entretanto, esse projeto assume caráter de cumprimento de medida socioeducativa, sendo obrigatório.
Prossiga Ponta Grossa "O projeto tem por finalidade oportunizar a reflexão sobre a responsabilidade relacionada com a condução de veículos automotores, possibilitando um espaço para a ressignificação de suas experiências pessoais vivenciadas nos crimes de trânsito. Ainda, oferece a oportunidade do desenvolvimento, por meio dos círculos de construção de paz, de autoconhecimento, autorreflexão, e autoconscientização quanto às condutas impróprias na direção de veículos. É uma parceria entre o TJPR e o Ministério Público da comarca de Ponta Grossa"
Custódia Restaurativa Ponta Grossa Destinado às pessoas que cometeram crimes comuns, o projeto tem por objetivo promover a responsabilização dos participantes por meio de reflexões críticas quanto à prática do crime e a posição da vítima nessas situações. Além disso, oferece um ambiente seguro para que os participantes possam expressar seus sentimentos, suas histórias e planejamento de vida.
Processos circulares restaurativos - casos conflitivos Ponta Grossa O CEJUSC Ponta Grossa recebe casos para resolução de conflitos, por meio da aplicação dos círculos de construção de paz e das conferências de grupos familiares, nos setores pré-processual e processual. As demandas pré são encaminhadas pelo Ministério Público, Conselho Tutelar, escolas, CREAS, CRAS, demais equipamentos da rede de proteção socioassistencial ou por meio de atendimento em balcão. Os casos processuais são encaminhados via PROJUDI e são oriundos dos juizados especiais criminais, vara da infância e adolescência, vara criminal e vara de família.
ELOS Ponta Grossa Jurisdicionados da Comarca de Ponta Grossa-PR condenados
em crimes de violência doméstica e familiar, que estão em cumprimento da pena em regime aberto. Prevenir novas violências, por meio da compreensão acerca dos aspectos sociais, jurídicos e psicológicos da violência de gênero.
Reconstruir Ponta Grossa Os encaminhamentos para o projeto vêm com a finalização do atendimento psicológico com as mulheres vítimas de violência doméstica. O objetivo é proporcionar o fortalecimento da rede de apoio dessas vítimas, oferecendo suporte e um espaço de reflexão para o enfrentamento e superação da situação vivenciada. Nesse sentido, são abordadas questões pertinentes ao "ser mulher" na sociedade contemporânea, e o papel do feminismo no combate à violência doméstica.
Central de Reflexão Ponta Grossa Jurisdicionados envolvidos nos crimes praticados no âmbito da violência  doméstica e familiar na Comarca. Promover a responsabilização dos autores de violência doméstica e familiar; Proporcionar o entendimento sobre os tipos de violência contemplados na lei nº 11.340/06; Propiciar reflexões sobre a história de vida, machismo, construção de gênero e relacionamentos.
Circulando Relacionamentos Ponta Grossa Vítimas e ofensores em violência doméstica. Possibilitar o encontro entre vítimas e ofensores, em casos de violência doméstica e familiar, a fim de dialogar sobre os danos e necessidades decorrentes da violência. Promover a responsabilização do ofensor pela violência praticada; Proporcionar possibilidades de empoderamento à mulher vítima de violência; Propiciar o diálogo respeitoso entre vítima e ofensor; Cuidar dos danos e necessidades de todos os envolvidos, em razão da violência.
Projeto Acolher e Proteger Reserva Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, visando o atendimento das vítimas e das famílias durante toda a persecução criminal
Projeto Renascer Reserva Pessoas em condição de sujeito ativo de violência doméstica e familiar por razão preponderante de gênero. Tem por objetivo trabalhar com os autores de violência doméstica temáticas para o enfrentamento às violências. Propiciando um espaço para discussão pragmáticas de papéis sociais atribuídos de acordo com viés de gênero.
Projeto Conhecer e Fortalecer Reserva Medidas de acolhimento, cientificação dos direitos e apoiopsicológico das vítimas de violência doméstica
Grupo reflexivo para autores de violência doméstica contra a mulher Santa Helena Homens autores de violência contra a mulher, que estejam com inquérito policial,
procedimento de medidas protetivas e/ou processos criminais em andamento. De forma geral, possibilitar que os autores façam uma reflexão sobre eles, suas atitudes e os motivos que os levaram a agredir, entendam sobre a Lei Maria da Penha e os direitos nela previstos, esclarecer os participantes sobre as consequências legais de seus atos, estimular o rompimento do ciclo de violência.

Projeto Transformar e

Projeto Conviver

Santo Antônio do Sudoeste/PR Os grupos reflexivos têm como beneficiários os homens autores de violência doméstica e familiar que possuem medidas protetivas de urgência deferidas em seu desfavor, bem como sentenças condenatórias em que aplicada a medida de comparecimento a tais grupos como uma das condições de cumprimento da pena. De forma geral, instigar o rompimento do ciclo da violência, trabalhando a responsabilização face as condutas praticadas e “desnaturalizando” os padrões de violência anteriormente internalizados pelo agressor.
Central de Reflexão Sengés Ofensores de violência doméstica. Promover a responsabilização, conscientização e reavaliação de conduta dos autores de violência doméstica e familiar
Projeto Aprendendo a Aprender Toledo Apoio pedagógico para que seja possível a efetiva inclusão escolar, prevenir a evasão e o abandono escolar, além de motivar a continuidade da vida escolar dos adolescentes que estão em cumprimento de medida socioeducativa com privação de liberdade no Centro de Sócio Educação (CENSE)
Projeto Jovens Promissores Toledo Adolescentes em medida socioeducativa de privação de liberdade do município de Toledo-PR
Projeto Paternidade Responsável Toledo Executado pelo Centro de Socioeducação de Toledo juntamente com o Departamento de Atendimento Socioeducativo (DEASE) da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (SEJU), o qual tem como propósito despertar a paternidade responsável a partir da discussão de temas relacionados à sexualidade, reprodução humana e função paterna, destacando o aspecto afetivo como primordial nas relações familiares
Projeto Oficina da Palavra Toledo Criar momentos ímpares de aproximação e diálogo do  magistrado da comarca com o público ao qual se aplica a medida socioeducativa - CENSE
Projeto Conversando Sobre Nossos Filhos - Grupo de pós adoção  Toledo Realização de acompanhamento e orientações às famílias que obtiveram a guarda de crianças e adolescentes com a finalidade de adoção por meio da operacionalização de grupos reflexivos
Projeto Escola Amiga da Adoção  Toledo Conscientização da sociedade em relação ao tema da adoção e ajuda a desenvolver uma cultura de adoção, superando mitos e preconceitos por meio da sensibilização de gestores e educadores em relação ao assunto e da aplicação de práticas educativas em torno da adoção
Grupo de Apoio à Adoção de Toledo - GAAT Toledo Divulgar a adoção legal, fomentar atividades relativas à adoção dentro da comunidade e orientar e preparar os interessados em adotar, colaborando com a garantia do direito da criança e do adolescente à convivência familiar e comunitária.
Um outro Destino - A entrega consciente em adoção Toledo Esclarece aspectos legais e psicossociais da entrega em adoção.
Projeto Girassol Toledo Atendimento especializado e práticas restaurativas para vítimas diretas e indiretas de violência
Do Outro Lado da Moeda Ubiratã Homens autores de violência doméstica e familiar contra
mulher.Promover e viabilizar novas formas de relações interpessoais no espaço doméstico e familiar, contribuindo para a prevenção e para a redução da violência de gênero, bem como, conscientização/sensibilização de homens autores de violência intrafamiliar quanto a necessidade de se buscar a harmonia social, favorecendo a mudança do paradigma relacionado a discriminação da Mulher.
Projeto Filosofia e Literatura - um olhar para a liberdade União da Vitória Privados de Liberdade da Cadeia Pública de União da Vitória
Projeto Travessias União da Vitória Homens, a partir dos 18 anos, envolvidos em feitos atinentes à Lei Maria da Penha ou em execução de pena por crimes de violência de gênero. Construir diálogos acerca da violência de
 gênero e propor novas formas de masculinidades para homens noticiados em processos relativos à violência doméstica.
Projeto de Combate à
Violência Doméstica
Wenceslau Braz Ofensores em violência doméstica. Diminuir os elevados índices de reincidência nas condutas
 criminosas tuteladas pela Lei Maria da Penha; Promover maior reflexão e divulgação de informações sobre a prática de violência doméstica e familiar, assegurando efetivo acesso à justiça e maior efetividade à Lei Maria da Penha; Promover conscientização sobre a igualdade de gêneros e empoderamento feminino; e contribuir com valores éticos, sociais e culturais.

 

Nós também estamos nas redes sociais! Siga, acompanhe e compartilhe todas as nossas ações.

 @2vicetjpr

 2ª Vice-Presidência TJPR

 2ª Vice-Presidência do TJPR