Plano de Administração de Crise é parte documental do Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC

 

O Plano de Administração de Crise é parte documental do Plano de Continuidade de Serviços Essenciais de TIC (PCSETIC), estabelecendo o fluxo e modelo de comunicação entre diversas áreas e partes interessadas, com objetivo de informá-las sobre as interrupções dos serviços essenciais de TIC, bem como as ações e estimativa do tempo de recuperação, obtidas através dos planos de recuperação e informações fornecidas pela  Equipe de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos (ETIR).

Os procedimentos e ações incluem administrar, eliminar ou neutralizar os impactos, inerente ao relacionamento entre os agentes envolvidos e afetados, até a superação da crise, por meio de uma orquestração de ações e comunicações eficazes.

O PACSE apresenta ações para prevenir e tratar eventos provenientes de desastres ou que impactem significativamente os Serviços Essenciais de TIC, através de um documento único e normatizado.

Este documento está em constante atualização pela equipe da Divisão de Segurança da Informação. Veja a minuta aprovada em 28/09/2022.

A imagem tem um fundo branco e uma borda quadrada arredondada nos cantos na cor verde com o seguinte texto: São objetivos da PACSE: Minimizar transtornos sobre os desdobramentos de incidentes; • Estimular o esforço agregado para superação de crise; • Informar e orientar usuários internos, externos, mídia e fornecedores; • Disponibilizar modelos de comunicação;

Consulte os dados abertos aqui.