A ETIR é a Equipe responsável pelo tratamento e resposta à incidentes cibernéticos do Tribunal de Justiça do Paraná. Abaixo você poderá conferir quais são as atribuições desta equipe.


MISSÃO
A missão da ETIR é receber, analisar, classificar, tratar e responder de forma rápida, efetiva e ordenada as notificações e atividades relacionadas a incidentes de segurança cibernética, confirmados ou suspeitos, em redes de computadores e ativos de Tecnologia da Informação do TJPR, objetivando à preservação da infraestrutura de TIC, dados e informações no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.


ESCOPO
Atuação nos incidentes de segurança cibernética relacionados à rede corporativa e ativos de Tecnologia da Informação no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.


IMPLEMENTAÇÃO
ETIR é formada por servidores deste Tribunal com amplo conhecimento técnico e que desempenharão as atividades na Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de Segurança Cibernética, além das suas funções regulares.
A forma de atuação será comumente realizada de modo reativo.


AUTONOMIA
A ETIR desempenha suas funções a partir Modelo de Autonomia Compartilhada, permitindo, diante de grave incidente de crise cibernética, a autonomia para determinar a realização de procedimentos emergenciais para contenção e recuperação.
A ETIR tem autonomia para solicitar apoio multidisciplinar abrangendo as áreas de Tecnologia da Informação, Jurídica, Comunicação, Controle Interno, Segurança Institucional, dentre outras instituições necessárias para responder aos incidentes de maneira adequada e tempestiva.


MEMBROS
A ETIR é composta por servidores do TJPR, considerando o perfil e conhecimento técnico do integrante, sendo indicado para cada membro titular o seu substituto imediato.
O Coordenador da Infraestrutura de TIC será denominado Líder da ETIR e será reconhecido como Agente Responsável, incumbido da responsabilidade de ser o ponto focal da Equipe.
 
Os membros técnicos da ETIR são indicados pelo Secretário de Tecnologia da Informação - SETI. A ETIR é composta por:
i.    pelo Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura e Operações da SETI, designado Líder da ETIR;
ii.    05 (cinco) servidores da Coordenadoria Infraestrutura e Operações da SETI;
iii.    02 (dois) servidores da Coordenadoria de Sistemas de Informação, preferencialmente 1 (um) da Divisão de Engenharia de Sistemas da SETI;
iv.    01 (um) servidor da Divisão de Gestão da Segurança da Informação da SETI;


RESPONSABILIDADES
i.    receber, tratar e registrar detalhadamente eventos, elaborar relatórios de incidentes de segurança cibernética;
ii.    investigar, em conjunto com demais áreas do SETI, a partir das informações registradas, as possíveis causas e extensões do incidente;
iii.    oferecer resposta eficiente, adequada e proporcional aos incidentes cibernéticos que apresentem risco à integridade, disponibilidade ou confidencialidade das informações hospedadas na rede de computadores e nos ativos de Tecnologia da Informação;
iv.    propor e acompanhar a execução de ações de contenção do incidente;
v.    indicar a necessidade de aperfeiçoamento de controles de segurança para limitar a frequência, os danos e o custo de futuras falhas de funcionamento dos serviços e ativos de TIC;
vi.    coletar e preservar de evidências digitais em incidentes cibernéticos penalmente relevantes;
vii.    cooperar com outras equipes, inclusive de outros Tribunais e organizações, além de integrar e reportar-se ao CPTRIC-PJ;
viii.    cumprir com as determinações atribuídas a ETIR em atos publicados pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ;


CANAIS DE COMUNICAÇÃO
A equipe deverá ser comunicada através do Sistema de Atendimento - SIGA da SETI.