Por desembargador Robson Marques Cury 

Mais de mil alunos participam do programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” em Paranavaí

Legenda

MAIS DE MIL ALUNOS PARTICIPAM DO PROGRAMA “JUSTIÇA E CIDADANIA TAMBÉM SE APRENDEM NA ESCOLA” EM PARANAVAÍ

Projeto leva conceitos de Justiça e Cidadania a alunos de escolas públicas  

No dia 13 de novembro, o auditório da Universidade Paranaense (Unipar) recebeu o evento de encerramento do programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” da comarca de Paranavaí. Realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), o projeto alcança alunos de escolas públicas, com o objetivo de ensinar conceitos de Justiça e Cidadania.

Em 2024, a iniciativa contou com a participação de 19 escolas municipais da comarca, envolvendo mais de mil alunos, incluindo turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O trabalho foi realizado por meio da Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) e do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), ambos de Paranavaí, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.  

Na primeira fase, os alunos receberam cartilhas educativas e trabalharam os conteúdos em sala de aula. Depois, receberam a visita de representantes do Sistema de Justiça na escola. Em um terceiro momento, realizaram uma visita ao Fórum da comarca. Durante o evento de encerramento, as melhores redações e poesias escritas por alunos do projeto foram premiadas.

A programação contou com a participação de autoridades dos poderes Executivo e Judiciário que participaram das outras fases do projeto. “A escola é o lugar ideal para semear a cidadania, pois é nela que as crianças começam a entender o seu papel social no mundo”, afirmou a pedagoga Gilka Nogueira do Nascimento.

“A Justiça e a Cidadania são pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e a escola, como espaço de formação, tem um papel essencial nesse processo. Durante o projeto, as crianças aprenderam que justiça não é só um conceito jurídico, mas uma prática que está presente em cada ação que tomamos em nossa comunidade”, destacou o secretário municipal de Educação, Luciano Gonçalves de Lima.