Gerenciamento de processos de TI - Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
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Gerenciamento de Processos de TI
Por meio do Decreto Judiciário nº 559/2022, foram instituídos dezoito processos de gerenciamento de serviços de tecnologia da informação e comunicação no âmbito do Tribunal de Justiça do Paraná. Conforme a Resolução nº 370/2021 do Conselho Nacional de Justiça, os processos estão agrupados nos seguintes macroprocessos: Governança e Gestão de TIC, Segurança da Informação e Proteção de Dados, Desenvolvimento de Soluções e Aplicações, Infraestrutura e Serviços.
Na SETI, o Escritório de Processos é responsável por estruturar e garantir o funcionamento do Gerenciamento de Serviços de TI e atua para conectar as diretrizes estratégicas do negócio com a operacionalização e execução dos processos nas equipes diariamente. Cada processo possui um gestor, ou seja, um servidor especialista no tema, lotado na Secretaria, e encarregado por replicar, multiplicar e consolidar o conhecimento e as boas práticas.
Por meio de ferramenta de Business Intelligence, os dados são rotineiramente atualizados, permitindo a filtragem, consulta e extração.
Os fluxos, a documentação e demais informações sobre os processos que foram aprovados pelo Comitê Gestor de TIC podem ser acessados através deste painel.
Consulte os Processos de TI da SETI (abre em nova aba).
Macroprocesso Governança e Gestão de TIC
Abrange processos das seguintes áreas: planejamento e gestão; transformação digital, inovação e colaboração; orçamentária; aquisições e contratações de soluções; projetos e processos; gestão de competência, de capacitação e reconhecimento; comunicação e divulgação.
Macroprocesso Segurança da Informação e Proteção de Dados
Abrange processos das seguintes áreas: incidentes de segurança; riscos; continuidade de serviços essenciais; segurança dos serviços em nuvem.
Macroprocesso de Desenvolvimento de Soluções e Aplicações
Abrange processos das seguintes áreas: escopo e requisitos; arquitetura; processos de desenvolvimento e sustentação; ciclo de vida de desenvolvimento seguro.
Macroprocesso de Infraestrutura e Serviços
Abrange processos das seguintes áreas: disponibilidade; capacidade; ativos de infraestrutura, de tecnologia da informação e de telecomunicações corporativas; catálogo; requisições; incidentes; central de serviços; atendimento, experiência e satisfação do usuário.