Diretoria - Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação
Gabinete do Secretário de Tecnologia da Informação
O Gabinete do Secretário da Tecnologia da Informação tem uma série de atribuições, dentre as quais se destacam: a proposição, ou participação de formulação de políticas, diretrizes normas e procedimentos que orientem e disciplinem a utilização de recursos relacionados à TI, gerenciar serviços de TI, garantir que o planejamento estratégico de TI esteja alinhado à estratégia institucional, alinhar expectativas em relação às demandas de TI e da alta administração, negociar critérios de priorização de demandas junto à gestão institucional etc.
As Assessorias Técnica e de Governança, bem como a Consultoria Jurídica, constituem o Gabinete do Secretário de TI.
Assessoria Técnica
A Assessoria Técnica tem como principal objetivo atuar em iniciativas que tem como foco a Gestão de Pessoas no Departamento. Essas iniciativas envolvem, principalmente, capacitação, avaliação de desempenho e gestão por competências.
Esta Assessoria possui algumas diretrizes, tais como: buscar mecanismos de reconhecimento e valorização dos servidores da área de TI, promover o aperfeiçoamento das competências técnicas e gerenciais das unidades de TI, buscar formas de melhorar a qualidade de vida dos servidores mantendo-se o alinhamento das expectativas da administração, dentre outras.
Assessoria de Governança
A Assessoria de Governança tem a responsabilidade de avaliar e direcionar o uso da tecnologia da informação para dar suporte à organização e monitorar o seu uso para realizar planos, incluindo a estratégia e as políticas de uso da TI dentro de uma organização.
A Assessoria de Governança de TI possui algumas diretrizes, tais como: garantir o alinhamento da área de TI com as necessidades, expectativas e estratégias da instituição, garantir que o direcionamento segue o que foi priorizado durante a tomada de decisão, criar valor, garantir a entrega de benefícios, otimização de riscos e otimização de recursos e respeitar os demais pilares importantes: políticas, riscos, conformidades (compliance), processos (procedimentos), pessoas e infraestrutura.
Consultoria Jurídica
A Consultoria Jurídica da Secretaria de Tecnologia da Informação tem como principais atribuições emitir pareceres e manifestações nas matérias ligadas à área de TI, assim como minutar decisões, contratos e aditivos em procedimentos de licitação, analisar minutas normativas, consultas à legislação, doutrina e jurisprudência pertinentes à Secretaria.
Saiba mais sobre as atribuições da Secretaria e de suas respectivas áreas.