Livro “Olhares de Antígona” é lançado no TJPR
LIVRO “OLHARES DE ANTÍGONA” É LANÇADO NO TJPR
Obra reúne textos e artigos escritos por magistradas do Judiciário paranaense
Na sexta-feira (13/12), foi realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) o lançamento do livro “Olhares de Antígona – como o coletivo de magistradas do TJPR vê o mundo”. A obra reúne artigos acadêmicos, escritos por magistradas que estudam a temática de gênero, e textos que relatam experiências pessoais, com o objetivo de promover o debate sobre a equidade de gênero.
“É um momento histórico para o TJPR. É a primeira vez que ocupamos esse lugar para falar sobre esse tema sensível. Este é apenas o primeiro de muitos que virão”, afirmou uma das organizadoras da obra, juíza de Direito Camila Salmoria.
O Grupo Antígona foi criado durante a pandemia e reúne mais de 200 magistradas do TJPR. O coletivo busca estimular discussões e reflexões sobre questões de gênero e promover iniciativas que ampliam a conscientização sobre o tema.
Presente na cerimônia, o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, falou sobre a importância do protagonismo e sobre uma sociedade mais igualitária. “O Grupo Antígona tem que ocupar espaço, as magistradas precisam estar unidas em torno da conscientização de todos, promovendo a valorização da diversidade e a igualdade de gênero”. O chefe do Judiciário também parabenizou todas as magistradas envolvidas na produção do livro. “Que essa obra inspire mudanças na luta pela igualdade de gênero e se torne um farol para essa causa tão importante.”
Presenças
O dispositivo de honra foi composto pelas seguintes autoridades: presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; juíza de Direito Camila Henning Salmoria; juíza de Direito Laryssa Angélica Copack Muniz; diretora-geral da Escola da Magistratura paranaense (Emap), juíza Rafaela Mattioli Somma.