Livro lançado no TJPR homenageia os 300 anos da Justiça Togada na Terra das Araucárias
![Legenda](https://seti.tjpr.jus.br/documents/18319/0/IMG_3342.jpg/ebaa867c-6ee6-064e-69bc-b1cc2f4146ae?version=1.0&t=1734129396926&imageThumbnail=3)
LIVRO LANÇADO NO TJPR HOMENAGEIA OS 300 ANOS DA JUSTIÇA TOGADA NA TERRA DAS ARAUCÁRIAS
No dia 13 de dezembro, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) lançou o livro “300 anos da Justiça Togada na Terra das Araucárias”. Em parceria com a Academia Paranaense de Letras Jurídicas (APLJ), a obra reúne artigos sobre a história do Poder Judiciário paranaense. A produção conta com a coordenação do presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen e dos desembargadores Vladimir Passos Freitas e Paulo Roberto Hapner, além da participação de 27 autores entre magistrados e servidores.
“Nós estamos lançando essa importante obra que contribui para a pesquisa sobre o Judiciário do Paraná. Nos 300 anos da Justiça Togada, relembramos os homens e as mulheres que dedicaram as suas vidas pela justiça e cujas histórias estão agora preservadas”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. “Uma das nossas missões é justamente a preservação da memória e da história paranaense”, destacou o presidente da APLJ, desembargador federal Vladimir Passos Freitas.
Também presente na solenidade, o senador Sérgio Moro destacou que no Brasil existem poucas obras que tratam sobre a história do Poder Judiciário. "Esse livro vem preencher uma lacuna importante, portanto é um momento digno de uma grande celebração. Felicito todos os organizadores da obra”, afirmou o senador. “O Paraná é um dos poucos estados no país que contam sobre a história da sua justiça”, completou o desembargador Paulo Roberto Hapner, que falou também em nome do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, do qual é presidente.
A versão digital do livro “300 anos da Justiça Togada na Terra das Araucárias” está disponível para download de forma gratuita.
Presenças
Compuseram o dispositivo de autoridades: o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen; o senador Sérgio Moro; o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Júnior; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Fernando Quadros da Silva; o presidente da APLJ, desembargador federal Vladimir Passos Freitas; e o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, desembargador Paulo Roberto Hapner.